SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas

Você já reparou se o prédio onde você está possui para-raios?Está adequado?

De acordo com o artigo da revista Super Interessante da editora Abril atualizado no dia 31 de outubro de 2016, sobre o título “Brasil: O país dos 100 milhões de raios”, que pode ser lido na íntegra aqui, dos 3,15 bilhões de raios que atingem o planeta terra, 100 milhões deles caem em terras Brasileiras, isso mesmo 100 milhões, é quase 1 raio atingindo o solo para cada dois Brasileiros. Segundo a matéria cerca de 100 pessoas ao ano perdem a vida devido a esse fenômeno, agora, além dessa quantidade de vidas perdidas ao ano, imagine o transtorno e prejuízo financeiro que esses eventos causam, como por exemplo uma metrópole do tamanho de São Paulo, sem energia durante uma hora, o prejuízo alcançaria a casa dos 30 milhões de dólares.

Agora imagine a situação atual do SPDA do prédio onde você está nesse exato momento e se pergunte: esse sistema atende às exigências da nova edição da norma técnica ABNT NBR 5419 de 2015? Será que foi inspecionados nos últimos 6 meses conforme prevê a norma? Estou realmente seguro dentro desse prédio ou fábrica?

Para isso estamos aqui para ajudá-lo, hoje e sempre você pode contar com a MTX Engenharia para te responder essas questões!

Entenda o que mudou na norma ABNT NBR5419/2015.

Em 2015 a norma sofreu uma revisão considerada por muitos como drástica, mudando de 48 para 380 páginas, porém essas mudanças vêm a somar para a segurança de todos que utilizam esses sistemas.

Na versão 2005 da norma não eram levados em conta muitos aspectos importantes para uma proteção adequada das edificações como as medidas de proteção contra surtos, valor econômico da edificação, linhas elétrica e de telecomunicação ligadas na edificação, entre outros. Nessa nova versão da norma todos esses fatores são levados em conta, de forma a trazer a melhor solução para a edificação, hoje a norma está dividida em duas vertentes conhecidas como PDA (Proteção contra descargas atmosféricas) e MPS (Medidas de proteção contra surtos), onde a junção de ambos constitui o SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas), deixando assim o conjunto muito mais robusto e eficiente na proteção de pessoas e patrimônio.

A pergunta mais frequente que escutamos com relação a essa revisão da norma: Eu devo adequar o meu sistema de SPDA a nova norma? Quer saber a nossa opinião técnica, entre em contato conosco, nosso time está pronto para responder essa e outras perguntas!

Você sabia que a sua seguradora vai te cobrar isso em caso de sinistro?

Esse assunto é tratado com muito cuidado por nossa equipe, pois temos ciência que em caso de acionamento de seguro por sinístros decorrentes de descargas atmosféricas sua seguradora com grande margem de certeza irá lhe cobrar o laudo de regularidade do SPDA, além de ser uma exigência legal para obtenção do AVCB(Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e também na norma regulamentadora 10(NR10) do ministério do Trabalho, então fique atento e não deixe seu laudo vencer, entre em contato conosco, oferecemos a solução completa para SPDA!

Como fazemos isso?

Nossa equipe pode lhe auxiliar em todos as etapas desde a concepção do projeto até a manutenção do sistema.

 

Projeto

  • Elaboração de projeto conforme ABNT NBR 5419/2015;
  • Elaboração de projeto complementar para adequação à nova revisão da norma.

 

Laudo e inspeção

  • Elaboração de laudo técnico de SPDA, contemplando PDA e MPS;
  • Inspeções visuais semestrais conforme item 7.3.1 – parte 3 da norma.

Manutenção e instalação

  • Instalação de novos projetos;
  • Manutenção corretiva de não conformidades.

Oferecemos aos nossos clientes a solução completa quando o assunto é SPDA, nossa missão é oferecer as melhores soluções para garantir a sua segurança e de sua empresa!

Saiba Mais

Preencha o formulário entraremos em contato com você.