NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Sua empresa atende todos os requisitos legais da NR10? Você já levou em conta os valores de passivo trabalhista que o não atendimento desses requisitos podem gerar para sua empresa?

As empresas que já passaram por perícias judiciais sabem o quanto é dispendioso de tempo e recursos o não atendimento dos requisitos legais previstos na NR10, na grande maioria dos processos judiciais envolvendo esses requisitos a empresa deixa de atende los em algum aspecto.

Além do passivo trabalhista, em caso de constatação de risco grave e iminente para a integridade física dos trabalhadores efetuada por um fiscal do ministério do trabalho, a empresa pode passar por sanção prevista na NR3, que prevê o embargo e interdição da obra ou equipamento.  

Cada dia mais, a segurança e saúde de seus funcionários estão foco, passando por auditorias e fiscalizações.

Com o intuito de garantir um padrão mínimo de segurança em instalações e serviços com eletricidade, a NR10 padroniza uma série requisitos documentais e práticos que as empresas devem adotar para minimizar os riscos aos quais seus profissionais estão expostos.

Porém, não pense que essas exigências são um ponto negativo.

Todas as estatísticas de acidente de trabalho apontam que, quando aplicadas as medidas mínimas exigidas na NR10, garantem maior segurança aos colaboradores, aumenta a confiabilidade no sistema elétrico, reduz os gastos com passivos trabalhistas e leva sua empresa a um novo patamar de segurança.

Entenda exatamente o que é a NR 10

A NR10 foi publicada pela primeira vez no Diário Oficial da União em 06/07/1978, visando criar um padrão mínimo de segurança para instalações e serviços em eletricidade, desde sua publicação já passou por 3 revisões sendo a mais recente em 2016.

Essas exigências vão desde a retenção de documentos obrigatórios até a qualificação dos colaboradores, as quais apenas empresas com carga instalada superior a 75kW estão sujeitas, esse conjunto de documentações e medidas prevencionistas são denominados de Prontuário das Instalações Elétricas, que deve ser revisado anualmente, em caso de alteração no sistema elétrico ou qualquer alteração que venha a impactar na segurança dos colaboradores envolvidos no processo.

.A MTX disponibiliza para você uma cópia da legislação NR 10.  (clique aqui)

Sua empresa está cumprindo todas as obrigatoriedades da norma NR 10?

Essa pergunta é um tanto complexa de responder, não?  Pois, saber se todas as documentações, procedimentos e requisitos legais estão de acordo com a norma, isso demanda tempo, profissionais qualificados e familiarizados com a norma, rotinas de inspeção e verificação constante dos procedimentos e documentos e por fim muita disciplina da equipe de gestão do prontuário das instalações elétricas.

Portanto, nós da MTX Engenharia, somos uma empresa especializada em consultorias visando ofertar a você, o menor custo para gestão do prontuário atendendo de forma integral todos os requisitos da norma.

Quando sentir dificuldades com a gestão do seu prontuário, não exite, entre em contato conosco, temos a solução para gestão de NR10 da sua empresa!

Entenda as etapas para adequação da sua empresa à NR-10

Para obter sucesso no processo de implantação e gestão da NR10, são necessários alguns passos primordiais, além disso é necessário realizar auditorias internas e atualização do prontuário periodicamente.

Inspeção e Laudo Técnico

  • Primeiro a MTX  realiza a visita em sua empresa para levantamento de informações das instalações.
  • Nessa mesma visita, verificamos toda a documentação obrigatória conforme o item 10.2.4 alíneas de “a” a “g”.
  • Geramos um relatório completo chamado de Relatório Técnico das Instalações (RTI).

Implementação

  • Reconstituição da documentação ou elaboração de nova documentação.
  • Adequação de quadros, painéis elétricos e instalações.

Gestão

  • Gestão de alteração das instalações.
  • Inspeções e renovações de laudos.
  • Auditoria de documentação.

Quer receber uma consulta grátis de NR 10

Preencha o formulário entraremos em contato com você.





Saiba mais

Veja também nossos serviços relacionados e enteda melhor cada etapa que os compõem.

Inspeção e Laudo Técnico de NR 10

Serviço que contempla os aspectos técnicos das instalações elétricas com a inspeção das instalações elétricas, medição, realização de ensaios não destrutivos e emissão de parecer, segundo as recomendações da NBR 5410:2004 / 60079 / 600439 / 14.039 / 5413 / 5419 e outras, além de NR10.

Saiba Mais

Adequação de NR 10

Conforme NR 10, toda empresa é obrigada a ter e manter o PIE (Prontuario das Instalações Elétricas) atualizado.

Saiba Mais