Laudo de NR12

Laudo de NR12 elaborado por especialistas internacionais é com a MTX Engenharia, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

No Brasil quando falamos em segurança de máquina a primeira coisa que nos vem à cabeça é a NR12, e quando falamos de NR12 sempre surgem muitas dúvidas por parte de empregadores, técnicos de segurança do trabalho, operadores e mantenedores. Por isso, estamos aqui para ajudá-lo a entender melhor  como funciona um Laudo de NR12.

Para a elaboração do laudo de NR12 deve-se primeiramente formar uma equipe multidisciplinar, composta geralmente por um operador da máquina, dois mantenedores (elétrica e mecânica), a segurança do trabalho e um profissional legalmente habilitado (profissional com registro no CREA).

Avaliação do equipamento para a elaboração do Laudo de NR12 deve ser embasado na norma NBR ISO 12100, é válido ressaltar que tal norma não estabelece qualquer método para análise de perigos e estimativa de riscos, apenas norteia os princípios básicos de projeto, apreciação e redução de riscos, sendo que a metodologia para análise dos perigos e estimativa de riscos podem ser por métodos dedutivos (Árvore de Análise de Falhas) ou indutivos (Análise Preliminar de Risco, Matriz de Risco, Gráfico de Risco, HRN – “Hazard Rating Number”, Modo de Falha e Análise de Efeitos), dos quais todos atendem a NR12.

A elaboração do Laudo de NR12 é apenas o primeiro passo do processo para se chegar a um nível de segurança aceitável em uma máquina.

 

 

Dúvidas frequentes sobre o Laudo de NR12

Eu possuo o Laudo de NR12 significa que estou atendendo a norma?

Não.

 

Meu Laudo de NR12 aponta que tenho risco elevado em uma de minha máquinas, porém não há a possibilidade de mudança do processo, devo trocar minha máquina?

Existem máquinas onde o risco residual se mantém elevado e a tecnologia disponível não permite que seja feita nenhuma alteração, nesses casos adotam-se medidas administrativas, como treinamento, sinalização da zona de risco e utilização de EPI’s específicos, tudo devidamente documentado para que a redução do risco seja efetiva.

 

Tenho Laudo de NR12 e a equipe que avaliou gerou apenas um HRN para a máquina, está correto?

Não, pois deve ser gerado uma avaliação para cada perigo potencial encontrado na máquina.

 

Qual a validade do meu Laudo de NR12?

A avaliação tem validade indeterminada, porém deve ser feita toda vez que houver uma modificação na máquina.

 

Apenas a norma NBR ISO 12100 é suficiente para fazer a análise de risco?

Não, pois é necessário observar também normas como a NBR ISO 14153, ISO 13849 Parte 1 e 2 e as normas tipo B e C quando aplicáveis.

 

Sou importador de máquinas, minhas máquinas atendem marcação CE, preciso de Laudo de NR12?

Em 2016 foi divulgada a nota técnica número 48 (acesso aqui) que valida as normas europeias harmonizadas como sendo aceitáveis também no Brasil, porém por existirem estruturas distintas na normativa brasileira e europeia, recomendamos que para esses casos seja feita uma validação da documentação da máquina no Brasil por um profissional legalmente habilitado.

 

Saiba mais

NR 12 – Segurança em Máquinas e Equipamentos
Já pensou em ver suas máquinas lacradas da noite para o dia pelo Ministério do trabalho? Imagine o quanto você perderia em faturamento e o transtorno que isso lhe causaria?

Inventário de NR12
Inventário de NR12 é com a MTX Engenharia! Garantia de qualidade ISO9001/2015 profissionais com vasta experiência em segurança de máquinas! Ligue-nos!

Projeto de NR12
Projeto de NR12 é com a MTX Engenharia! Garantia de qualidade ISO9001/2015 profissionais com vasta experiência em segurança de máquinas! Ligue-nos!

 

Quer receber uma consulta grátis de NR 12

Preencha o formulário entraremos em contato com você.